Associação Desportiva, Cultural e Social de Carvalhais
Fundada no dia 16 de Fevereiro de 1991, a ADCS Carvalhais surgiu da iniciativa de um grupo de cidadãos locais, com objetivo de realizar atividades desportivas, culturais e sociais.
Com o apoio da junta de Freguesia local e da forte comunidade escolar, rapidamente se impulsionou um conjunto de iniciativas para a comunidade.
Desde então inúmeras atividades foram realizadas e participadas, nomeadamente: Torneios de futebol e paintball, BTT, festividades locais (cantar dos reis, bailes, feira da couve penca.), workshop de pintura e arte decorativa, visitas sociais com o seu grupo de cantares.
Atividades Desportivas
Consciencializar da necessidade da prática de atividade física regular e orientada, como suporte para uma vida saudável, prevenindo doenças, resgatando a auto- estima, aprimorando o desenvolvimento psicomotor e favorecendo a afectividade.
Atividades Culturais
Com estas actividades o nosso objectivo é desenvolver a cultura em todos os seus campos como expressão e afirmação de identidade. Dar visibilidade, estimular e valorizar a produção cultural local. Reforçar a importância da economia da cultura e a centralidade da cultura como fator de desenvolvimento no mundo contemporâneo. Estimular a diversidade nas atividades culturais desenvolvidas na região.
Atividades Sociais
Considerados exercícios de cidadania, os atividades sociais levam as pessoas a viverem muito além daquilo que podemos denominar de “campo de convivência”, possibilitando que estas saiam de suas zonas de conforto deixando para trás pré-conceitos e ideologias estabelecidas, a fim de beneficiar o “outro”. Os projetos sociais são formas de fazer crescer nos indivíduos consciencialização perante o papel que cada um tem na sociedade, além disso, despertam dentro de cada um a solidariedade. É válido dizer que os projetos sociais, por vezes, são considerados trabalhos de cunho voluntário, portanto, atitudes de um ou mais indivíduos que desejam proporcionar melhor qualidade de vida a uma dada comunidade. E, é claro tudo isso, sem visar o lucro financeiro.